segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Futebol para cego ver.

Pensei muito aqui com os meus botões se valia a pena escrever esta opinião. Isso porque, quanto mais criticamos a maneira como é conduzida o futebol do Maranhão, os dirigentes não estão nem aí. Só pensam nos seus clubes. Mas mesmo assim, resolvi escrever.

O futebol do Maranhão, considerado um dos piores do país - não sou eu que considero assim, mas uma grande parte da mídia nacional - está mais uma vez à mercê de um só clube - Sampaio Correa - o qual seus dirigentes o classificam como um grade clube do futebol do Brasil. (Grande clube?)

Por conta da sua participação em uma das séries do Campeonato Brasileiro - a 4ª divisão - e só não está em uma mais abaixo porque não existe, o Tubarão só joga pelo Campeonato Estadual quando bem entende. Devido ao jogo decisivo, o jogo da vida do Sampaio, sábado, em São Luís, contra o Guarany de Sobral, a diretoria pediu adiamento de mais um jogo pelo campeonato maranhense - quarta-feira contra o Viana - no que foi, prontamente atendido, ainda, em Sobral, quando a equipe foi derrotada pelo Guarany por 3 x 2.

Alegam seus dirigentes e da Federação também, que o brasileiro é prioridade e por isso precisam ver o lado do Sampaio, que é o representante do estado na competição e para não atrapalhar a sua preparação para este jogo decisivo, preferiram adiar mais um jogo pelo estadual.

Aí que faço uma série de indagações. Então beneficiam o Sampaio, adiando os seus jogos no estadual, ele até agora só fez três partidas, enquanto tem time que já fez sete jogos, em detrimento das oito equipes que vão ter que ficar esperando a boa vontade da Bolívia querer jogar no maranhense? Não poderia o Sampaio usar seu time reserva, que inclusive conquistou a única vitória no estadual ou o sub 23, 20, 18 ou sub- alguma coisa? Vale lembrar que o time titular, nos dois jogos que fez pelo estadual, não venceu nenhum.

O técnico do MAC, Arlindo Azevedo, em entrevista no domingo à Rádio Mirante AM de São Luís, após a vitória por 3 x 1 sobre Imperatriz, disse que seu time só iniciará o returno, depois que todas as outras equipes realizarem seus jogos do turno. No que ele tem razão. E aí, como fica? E se o Sampaio passar para a próxima fase do brasileiro? O estadual vai parar? Ou não vai terminar este ano? Alguém tem dúvida, que muitos dirigentes de clubes, da Federação, torcedores de outras equipes e até integrantes da imprensa, estão torcendo para o Sampaio ser eliminado do brasileiro no sábado, para que o estadual possa ter o seu prosseguimento normal?

Porque fiz uma indagação acima, perguntando: (Clube grande?). Se não vejamos porque digo que não temos, ainda, um time grande no futebol do Maranhão. Se nenhum dos times do Maranhão são capazes de disputar duas competições paralelas (ex: Estadual e Brasileiro), como podem ser grandes, se os verdadeiros clubes grandes, disputam estaduais, Copa do Brasil ou Libertadores e ainda iniciam o Brasileiro Séria A, paralelamente (ex: Flamengo, Corinthians, Inter, Cruzeiro, São Paulo e etc...) O próprio técnico do Sampaio, Flávio Campos, sabe o que é um time grande, pois teve oportunidade de atuar em dois desses citados acima. E quando lá esteve, não tinha essa de adiar jogos de alguma competição, em detrimento de outra. Imagine o Sampaio na Série A, B e até mesmo na C, tendo que disputar, paralelamente, a Copa do Brasil. Pra quem ele ia pedir para adiar um de seus jogos? Ou será que iria fazer como os grandes clubes do Brasil, priorizando uma das competições, usando o time reserva?

E percebam que o Sampaio está apenas na última divisão do futebol brasileiro. Ele que já esteve na Série C, na B e até na elite. O que aconteceu para esta queda tão vertiginosa? Simplesmente, a culpa, é dos nossos dirigentes. Dirigentes incapazes de elaborar uma tabela, que marca jogos para às quarta-feiras, concorrendo com jogos na TV aberta; dirigentes que só pensam em seus clubes, quando deveriam ter uma visão mais ampla, ou seja, no futebol do estado em um todo; dirigentes que sempre culpam a arbitragem pelas derrotas dos seus times, quando na verdade o maior culpado é ele mesmo; dirigentes que olham os estádios vazios a cada ano que passa e não tem a capacidade de fazer alguma coisa para mudar este quadro; dirigente que só pensa no dinheiro que recebe da CBF.

Enquanto tivermos essses dirigentes, o futebol do Maranhão será do tamanho deles.

2 comentários:

  1. Amigo Carloto Junior, futebol no Maranhão é um verdadeiro mar de lama, o presidente da federação em uma mesa de cerveja na cidade de Sobral-CE, decidiu que o Sampaio Correia só iria jogar pelo estadual quando bem lhe conviesse, isso é o retrato deste futebol fálido e desorganizado, observe que o torcedor de Imperatriz parece que ficou desiludido igual o torcedor da capital São Luis, nos jogos o público tem sido diminuto. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero saber cadê a fiscalização em cima da federação... Uma palhaçada de circo gratuito, isso aqui.

    Cadê a ação da Procuradoria da Justiça Desportiva nessa imoralidade? Cadê a mídia cobrando as razões de tamanha barbárie desportiva?

    Ah... eles estão na briga do Odylo... ninguém tem interesse nisso, imagina... não tem nada político, nisso...

    ResponderExcluir